A polinização é essencial para a reprodução e manutenção da diversidade de espécies de plantas e provê alimentos para humanos e animais.
O Projeto de Extensão Abelhas do Bem faz parte do meliponário existente no IFRS- Campus Bento Gonçalves, sob a coordenação da professora Luciana Bernd.
Segundo Luciana, o projeto visa o manejo e utilização prática de um meliponário, através da promoção de ações acerca da conscientização ambiental da comunidade acadêmica e externa, aliada ao estímulo em torno da importância das abelhas nativas na produção de alimentos.
O meliponário, local onde estão instaladas as colônias de meliponíneos (abelhas nativas, sem ferrão) teve o número de enxames ampliado, mediante Edital de fomento interno e através de doação.
As colônias de abelhas nativas (sem ferrão) bem como os produtos derivados (mel, pólen, própolis, geleia real) servem para apreciação/ troca/complementação de conhecimentos da comunidade externa e interna, na figura de meliponicultores, apicultores, organizações Municipais, público externo em geral, alunos e servidores, além de servirem de base para projetos de pesquisa e inovação.
Todo mel extraído tem como destino a enfermagem do Campus para a elaboração de medicamentos fitoterápicos para o tratamento de enfermidades de alunos e servidores atendidos em tal local.
Importância das abelhas para o mundo
As abelhas desempenham um trabalho essencial para a manutenção da diversidade vegetal e para a manutenção da flora nativa e, indiretamente, da fauna que dela se alimenta, desempenhando assim uma tarefa importantíssima para a nidificação das matas e dos ecossistemas, contribuindo na preservação da fauna e da flora, que, em conjunto com outros seres, mantêm o nosso planeta em equilíbrio.
De acordo com Luciana a polinização é essencial para a reprodução e manutenção da diversidade de espécies de plantas e provê alimentos para humanos e animais, influenciando, também, o aspecto qualitativo da produção.
Hoje, cerca de 75 % das culturas e 80 % das espécies de plantas dotadas de flores dependem da polinização animal, sendo as abelhas os principais polinizadores.
Será que as pessoas têm noção da importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema?
Não, o uso intensivo do solo e o atual modo de produção agrícola têm sido uma séria ameaça à sobrevivência desses animais.
A atual mortandade sofrida pelas abelhas reforça a necessidade de conscientização da população sobre a importância de sua conservação para proteger o futuro do planeta.
Qual o papel da Aptidão Treinamento e Gestão de Alimentos, perante situações como esta?
Precisamos mudar este cenário de desinformação. Para isso, a capacitação de jovens e adultos relacionado as questões das abelhas, produção de alimentos e do meio ambiente, é fundamental. Estamos auxiliando levando informações como esta à população.
O Projeto Abelhas do Bem contribui com o equilíbrio ecossistêmico e tornou-se centro de realização de ações ambientais com servidores, alunos e comunidade externa, mudando a percepção dos envolvidos na necessidade de preservação das abelhas e nós da Aptidão precisávamos levar este conteúdo o mais próximo possível da população.
Que mais projetos do bem, como este, possam ser desenvolvidos.
E você, tem algum projeto em prol da sociedade?
Conte aqui ou nos envie um e-mail, com certeza ajudaremos você levando esta informação à sociedade.
Compartilhe e não esqueça de nos marcar #alimentosemeioambienteblog.
Até o próximo post.
Fonte: Entrevista - Professora Luciana Bernd - IFRS
Comments